TODAS AS “CORES DO MARACATU” reunidas num livro.

Olá amigos da Cultura Popular:

Abrindo um canal de divulgação de obras que disseminam a nossa rica e gloriosa cultura, estou aqui divulgando um livro que teve seu lançamento na Livraria Cultura do Recife, canal este de comunicação aberto através deste blog.

Isso pra mim representa um orgulho enorme, estar sendo lido, acompanhado e estar utilizando este meio como  indicador de obras importantes para a nossa “avexada” de deslumbrante Cultura Popular Brasileira.

JeffCelophane

 

Descrição da Imagem: Capa do Livro "Cores do Maracatu" com uma colorida imagem da indumentária do Caboclo importante personagem do Maracatu com suas coloridas lantejoulas e ao fundo a Rainha.

 

TODAS AS CORES DO MARACATU PELO OLHAR DE RILDO MOURA

Fotógrafo recifense  lança livro “Cores do Maracatu”, com imagens que traduzem toda a beleza do maracatu rural através das pessoas que o compõem.

Tradição secular da cultura brasileira, o maracatu rural seduz pela beleza cênica, pelo valor de sua simbologia e pelo seu colorido extravagante, notável, por exemplo, na figura mais que característica do caboclo de lança. Essa riqueza visual foi captada pelo fotógrafo Rildo Moura, no seu livro “Cores do Maracatu”.

Para executar este belíssimo trabalho, apoiado pela Chesf, Rildo Moura foi até Nazaré da Mata, a Terra do Maracatu, durante três anos, no período de Carnaval e nos encontros de maracatus que ocorrem na cidade. Registrou todo o processo que guia a celebração da “guerra bonita”, indo desde a confecção das fantasias e adereços até a apresentação em si. Nesta empreitada, contou também com orientações de Walter Firmo, renomado fotógrafo carioca, que conheceu durante um workshop no Recife, e que assina o prefácio do livro.

Descrição da Imagem: Humilde casa ao fundo com a comitiva de mulheres enfileiradas e suas roupas brilhantes e coloridas de cetim.

O diferencial deste trabalho de Rildo Moura é que ele não se limitou a capturar apenas o folguedo popular, mas se preocupou em registrar as pessoas que o compõem e sua dedicação aos detalhes: a preparação dos caboclos de lança, as baianas enfeitadas nos seus vestidos, os artesãos preparando as indumentárias, o rei e a rainha à espera do cortejo. O livro é mais sobre pessoas do que mesmo sobre o próprio maracatu.

Descrição da Imagem: Close de Brincante, personagem do Maracatu, com rosto totalmente pintado de preto, chapéu e roupa coloridos.

RILDO MOURA – começou como fotógrafo de “brincadeira”, em 1986, após receber seu primeiro salário e comprar uma câmera. O hobby foi ganhando importância em sua vida graças a um crescente desejo pelo apuro técnico. A partir de 2000, Rildo passa a investir mais seriamente na carreira, tendo participado de grupos de fotografia e mostras coletivas, como o Paspatu e o Café Tortoni (SP). Atualmente, é membro da seção pernambucana da Associação de Fotógrafos (Fototech). Em 2008, publicou “Teatro de Santa Isabel – Guia Fotográfico”, com apoio do Sistema de Incentivo à Cultura da Cidade do Recife, revelando detalhes geralmente ignorados daquele teatro.

Descrição da Imagem: dois personagens do Maracatu totalmente vestidos de chita com "Burrinhas" penduradas aos ombros. a colorida imagem dos dois está no meio de um denso matagal dando um contraste muito interessante.

 

Confiram o belissimo vídeo de Marcelo Rodrigues:

Performance do grupo de Caboclo de Lança Cambinda Brasileira, de Nazaré da Mata – Pernambuco. Este grupo é o mais antigo e foi fundado em 1918. O Caboclo de Lança é símbolo do carnaval Pernambucano.

SERVIÇO

livro “Cores do Maracatu”, de Rildo Moura

Onde comprar: Livraria Cultura.

Quanto: R$30

Livraria Cultura

Flickr de Rildo Moura

www.rildomoura.com/

Contato para entrevista:

Renata Reynaldo (assessoria de imprensa) – (81) 9994.7530

Noticias sobre o lançamento:

JC Online

Folha Pernambuco

Diário de Pernambuco

Anúncios

Um comentário sobre “TODAS AS “CORES DO MARACATU” reunidas num livro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s