Ex-votos, a Fé que não costuma faiá.

Sou um devoto declarado da fé brasileira e sigo seus símbolos e tradições sempre que posso, para entender esta força que move milhares de Brasileiros a pedir e receber a graça. Esta fé não costuma “faiá” porque ela é verdadeira e pura. De norte a sul do país, os ex-votos continuam dando testemunho de milagres e renovando a crença dos brasileiros.
A fé tem a cara do nosso povo.

Ex-votos do Museu do Homem do Nordeste - foto Jefferson Duarte

Mas o que é um Ex-voto???

O ex-voto é a designação erudita latina de ex-voto suscepto (“o voto realizado”), onde podem ser enquadrados nossos milagres e promessas. São oferendas feitas aos santos de particular devoção ou especialmente indicados por alguém que obteve uma graça ou milagre implorados, como um testemunho público de gratidão.

Juazeiro do Norte - Foto Jefferson Duarte

As motivações do presente votivo são muitas: cura de doenças, recuperação em virtude de sofrimentos amorosos, acidentes e dificuldades financeiras. O voto feito aos santos, por sua vez, também adquire formas muito diversas: placa, maquete ou pintura descrevendo os motivos da promessa, ou pequenas réplicas (de barro, madeira ou cera) das partes do corpo afetadas por moléstias (perna, cabeça, mão, coração etc.), chamadas por alguns de “ex-votos anatômicos”. Designam-se “ex-votos marinhos” aqueles em forma de barcos, realizados em regiões litorâneas. Colocados em locais públicos – capelas ou sala de milagres -, os painéis ou presentes votivos trazem freqüentemente a inscrição “ex-voto” ou “milagre feito”.

Juazeiro do Norte - Foto Jefferson Duarte

Segundo Luiz da Câmara Cascudo:
“O Milagre é a representação do orgão ou parte do corpo humano curado pela intervenção divina e oferecido ao santuário em testemunho material de gratidão.
Nos lugares de romaria, há sempre a Casa dos Milagres, destinada a recolher estas ofertas.”
Ao se popularizar, o ex-voto diversifica a forma, ficando a cargo de artesãos e artífices, em geral anônimos, instalados perto dos santuários ou de lugares de peregrinação, a quem as peças são encomendadas. Muitos destes artesões se tornaram “Santeiros” hoje famosos internacionalmente como no caso do Mestre Noza em Juazeiro do Norte – CE.

Museu do Homem do Nordeste - Foto Jefferson Duarte

Segundo Mário de Andrade:
“Do fundo das imperfeições de tudo quanto o povo faz vem uma força, uma necessidade que, em arte, equivale ao que é a fé em religião. Isso é que pode mudar o pouso das montanhas.”

Juazeiro do Norte - CE - Foto Jefferson Duarte

Estas fotos foram feitas na minha visita à Casa dos Milagres de Juazeiro do Norte – CE na Serra do Horto, onde fica a famosa estátua gigante do Padre Cícero, palco de muita fé, de luta e de milhares de milagres alcançados e com seus ex-votos oferecidos em gratidão pelos romeiros.

MUseu do Homem do Nordeste - Album de fotos de Jefferson Duarte

Em Pernambuco, o Museu do Homem do Nordeste possui um rico acervo que serve como ponte para o estudo e apreciação desta particularidade da fé brasileira. Visita altamente recomendada para quem procura o enlace perfeito onde a fé e a religiosidade se encontram com as expressões populares.
Quer saber mais sobre os Ex-votos? Visite os links indicados:
Anúncios

Um comentário sobre “Ex-votos, a Fé que não costuma faiá.

  1. Pingback: A Menina sem nome – « Celophane Cultural

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s