Revelando o melhor da Cultura Paulista Tradicional

Revelar o que há de melhor na cultura tradicional do Estado de SP é a missão do projeto Revelando SP que já a 15 anos nos presenteia com cultura, arte, gastronomia e tradição deste nosso estado misturado por natureza e abençoado pelo Divino Espirito Santo.

A Capital está de rebendo de 9 a 18 de Setembro o XV Festival da Cultura Paulista Tradicional, organizada pela Abacai e com o Apoio do GOverno do Estado.

Através do programa Revelando São Paulo a Abaçaí Cultura e Arte, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, vem reunindo há mais de uma década, uma amostragem significativa da cultura tradicional em São Paulo, dando a conhecer aos paulistas e ao Brasil, aspectos desconhecidos ou pouco divulgados da vida em São Paulo, refletindo o mais possível, nossa diversidade cultural, promovendo o encontro do rural com o urbano, do tradicional com a mídia.

Revelando São Paulo Vale do Paraíba - São José dos Campos Foto: Livia Pugliese

Nesse encontro, os “artistas”, os “sujeitos das ações”, são nossos congadeiros, moçambiqueiros, foliões do Divino e de Santos Reis, são gonçaleiros e catireiros, violeiros, romeiros, cavalarianos e artesãos de várias procedências de nosso Estado. É sobre eles que se ajustam os focos.

E a parceria que se estabelece com as prefeituras para sua realização tem feito estreitar os vínculos das administrações locais com as expressões culturais mais espontâneas de suas regiões, fazendo o intercâmbio e a interação entre os grupos nas festas, fato tímido até então.

Além do Festival da Cultura Paulista Tradicional realizado na cidade de São Paulo, este programa desenvolve outros três festivais regionais, que dão conta das peculiaridades da cultura tradicional nas regiões do Vale do Paraíba, Vale do Ribeira e Região Bragantina.

 

Revelando São Paulo Vale do Paraíba - São José dos Campos Foto: Larissa Leal

                                                                                                                                                                                                    A devoção ao Divino Espírito Santo constitui-se em um dos fortes núcleos das devoções populares em São Paulo. Herança do colonizador português se exterioriza de diversas formas, resultando sempre em grandes festas, sendo estas das mais cheias de pompa e espetacularidade desde os tempos do Brasil Colônia. Da celebração festiva já faziam parte os imperadores, mordomos, bandeireiros, império e levantamento do Mastro do Divino. 

Revelando São Paulo Vale do Paraíba - São José dos Campos Foto: Carlos Leite Soares

Festa do Divino


Acreditamos, que as Festas do Divino sejam das mais difusas por todo o Estado, concentradas no tempo Pentecostal prescrito pela Igreja e fora dele, quase sempre cheias de pompa e espetacularidade.

Revelando São Paulo Vale do Paraíba - São José dos Campos Foto: Livia Pugliese

São muitos os municípios que as realizam com imponência e fartura de comezainas. Assumem peculiaridades regionais, ressaltando-se das que são organizadas no Médio Tietê os famosos encontros fluviais das Irmandades do Divino em grandes batelões. Nas do Litoral e Vale do Paraíba multiplicam-se os cortejos de muitos devotos, cada qual com sua bandeira votiva. Ainda nesta região são comuns os cortejos a cavalo (as famosas cavalarias), e a farra do João Paulino e a Maria Angu (bonecos gigantes).

Revelando São Paulo Vale do Paraíba - São José dos Campos Foto: Diego Pugliese

Nelas não podem faltar o levantamento do Mastro Votivo, o Império do Divino ricamente ornamentado, e as comidas, símbolo da maior graça do Divino – a fartura.

Folias do Divino


São pequenos grupos de até 5 pessoas, os Foliões do Divino, que, com suas jornadas, meses participam da preparação das Festas do Divino, visitando as casas das zonas rural e urbana, cantando os feitos e os poderes do Divino Espírito Santo, recolhendo donativos, sempre abundantes, para sua celebração. Percorrendo assim as comunidades de canto a canto e anunciando a festa, avivam a fé no Divino.

Revelando São Paulo Vale do Paraíba - São José dos Campos Foto: Carlos Leite Soares

Cidades onde acontecem anualmente as festas: Anhembi, Caconde, Cananéia, Cunha, Iguape, Itanhaém, Itu, Itapeva, Lagoinha, Laranjal Paulista, Mogi das Cruzes, Natividade da Serra, Paraibuna, Piracicaba, Redenção da Serra, Salesópolis, São Luís do Paraitinga, São José dos Campos, Tietê, Ubatuba. Angatuba, Anhembi, Araçoiaba da Serra, Arandu, Biritiba-Mirim, Buri, Cananéia, Capão Bonito, Caraguatatuba, Conchas, Cotia, Cunha, Divinolândia, Iguape, Itu, Jacupiranga, Laranjal Paulista, Lagoinha, Mogi das Cruzes, Nazaré Paulista, Nuporanga, Paraibuna, Pereiras, Piedade, Piracaia, Piracicaba, Porongaba, Porto Feliz, Ragoinha, Santa Branca, Salesópolis, São Luís do Paraitinga, Silveiras, Suzano, Tietê, Ubatuba, Ubirajara.

Projeto Fotografe SP

Projeto criado com o intuito de se tornar um canal de comunicação, de troca de informações, pesquisas e principalmente uma forma de reunir fotógrafos (profissionais e amadores) para saídas fotográficas no Revelando São Paulo, evento realizado anualmente com o objetivo de mostrar aspectos desconhecidos ou pouco divulgados da cultura tradicional em São Paulo, promovendo o encontro do rural com o urbano. São congadeiros, moçambiqueiros, foliões do Divino e de Santos Reis, são gonçaleiros e catireiros, violeiros, romeiros, cavalarianos e artesãos que se reunem em 4 edições anuais, sendo elas: Revelando São Paulo – Entre Serras e Águas, em janeiro na cidade de Atibaia; Vale do Ribeira, em junho na cidade de Iguape; Vale do Paraíba, em julho na cidade de São José dos Campos e o tradicional Revelando São Paulo, realizado em setembro na capital paulista.

Fontes:

Site: Viola Tropeira

fotos do Projeto – Fotografe SP

Organizadora do Festival: Abaçai

Site Oficial do: Revelando São Paulo


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s