Vintage Pop

Mais uma prova de que música e moda estão intimamente ligadas: A outrora pop-rock, depois country, e novamente pop-rock cantora norte-americana Michelle Branch, decidiu vestir os seus discos preferidos, adotando um mix visual das influências sonoras que veio acumulando pela carreira.

Os acessórios como o colar, as pulseiras, o corte da camiseta e o colete remetem aos anos 70, com a música intensa do Jimi Hendrix:

O corte de cabelo, nem precisa dizer de quem é, né? Da musa melancólica, folk e skinny Joni Mitchell:

…Que por sua vez, dividia um gosto excêntrico por chapéus com o Bob Dylan:

Todas as peças da Michelle são da marca Steven Alan, que há cerca de 15 anos lança coleções fortemente inspiradas na cultura norte-americana, mesclando elementos urbanos e do interior.

Reid Rolls e Michelle Branch, Making of West Coast Time

Esta combinação, adotada para o ensaio do disco “West Coast Time”, torna este visual tão único e ao mesmo tempo não tão difícil de compor, seja aqui no Brasil, na Espanha, na Inglaterra, ou qualquer outro lugar que disponha de marcas básicas e mulheres dispostas a bater perna para encontrar acessórios nas feiras e brechós. Confira aqui o site da grife: http://www.stevenalan.com/

Uma boa pedida para inspiração e referências, além de preencher seu tempo com uma leitura bastante enriquecedora, é o livro “Fashion and Music” (Moda e Música), da Mestra em Estudos Históricos e Culturais pela Faculdade de Moda da Universidade de Artes de Londres, Janice Miller.

A obra, de apenas 161 páginas, discorre em tópicos que envolvem uma análise objetiva e de leitura fluida a respeito dos aspectos sociológicos e psicológicos da relação consumidores / fãs /arquétipos sexuais / indústria cultural (atenção para o capítulo referente à moda dos artistas masculinos, desde os Beatles, passando por Mick Jagger, David Bowie, e a altamente sexualizada cultura pop do final dos anos 90 e começo dos  2000, com destaque especial para as boybands.

Sem publicação no Brasil, esta belezura pode ser encontrada em sebos virtuais gringos a um preço bem camarada. Mesmo usado, vale à pena ter em sua estante. Se você tiver algum parente que mora fora ou vai visitar alguma metrópole estrangeira, procure “Fashion and Music” nos melhores becos literários dos centros.

E passe o olho nas referências visuais da Michelle, com o clipe da música “Loud Music”:

Visite o site oficial da Michelle aqui e baixe Loud Music aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s