Caleidoscópio Tropical na Tela Grande

E está para chegar aos cinemas um documentário sobre uma das épocas mais criativas da música brasileira: O Tropicalismo. Nascido em plena ditadura militar, este gênero musica promoveu uma mistura de elementos nacionais com influências captadas no resto do mundo. A introdução da guitarra elétrica no cancioneiro popular, por exemplo, pegou os ouvintes mais tradicionais de surpresa. Assim como as letras, fruto das diversas viagens ideológicas e assumidamente lisérgicas  dos artistas.

Para quem não viveu aquela época, o filme de Marcelo Machado é uma bela homenagem à história social, cultural e política brasileira. Nele, vemos nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Rita Lee como integrante dos Mutantes, e Tom Zé, em depoimentos e cenas inéditas a partir de uma simples questão: “O que é o Tropicalismo?”

Por natureza um movimento que nunca se ateve a um modelo estático de definição, o Tropicalismo se apresentou de diversas formas, em vários segmentos, a partir da música. A obra foca nos agitados anos de 1967, 1968, 1969, compondo um retrato irreverente e carinhoso à efeverscência cultural marcada pela ruptura e pelo abraço com o novo. Uma época em que antes de fazer sucesso, os artistas pretendiam fazer política a partir de suas criações.

Isto é claro em uma das falas de Tom Zé, que afirma: “Para uma ditadura, pensar é crime.” E isto foi o que a Tropicália fez: plantou sementes nas mentes brasileiras.

O filme tem estréia prevista para 21 de setembro, e logo após deve ganhar uma edição caprichada em DVD e trilha sonora, editados pela Universal Music.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s