Olinda vai à Cuba pelo Coco de Roda

O Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural, desenvolvido pela Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic) do Ministério da Cultura, contribuiu esta semana com mais um passo na divulgação da diversidade artística brasileira. No último sábado (30/06), o grupo pernambucano de coco de roda A Cocada, originário da comunidade de Amaro Branco, em Olinda, viajou para Cuba, como único representante brasileiro convidado a participar do 32º Festival del Caribe, também conhecido como “Fiesta del Fuego”, um evento que desde 1981 reúne todas as manifestações culturais, científicas e literárias latinas, homenageando um país da comunidade a cada ano.

O país foi homenageado por duas vezes, em 1988 e 1997. A cultura de Pernambuco recebeu destaque na edição de 2010, dividindo os olhares com as expressões populares de Curazao. Na ocasião, o grupo de coco foi convidado, mas não pôde se apresentar devido à dificuldades relacionadas aos recursos para as passagens aéreas.

Washington Felipe, integrante da Cocada, afirma que a viagem será uma oportunidade para que o grupo adquira novos conhecimentos e estabeleça parceria com outros coletivos artísticos: “já almejávamos ir ao exterior, porém não encontrávamos os meios para realizar este contato mais próximo com artistas de outros países. Esperamos poder estreitar os laços com outros músicos e agentes culturais, para trocar idéias e experiências que tragam crescimento para os dois povos”, afirmou.

A 32ª edição do Festival del Caribe – Fiesta del Fuego é realizada em Santiago de Cuba, de amanhã (03/07) até a próxima segunda-feira (09/07). A Cocada fará uma apresentação em palco e outra em cortejo, mostrando composições de coco, caboclinho, maracatu, ciranda, afoxé e samba de roda. O evento começa amanhã e vai até a próxima segunda-feira. Para o grupo, a participação nesta edição do evento terá um gosto especial: Este ano, tanto Olinda quando Cuba comemoram 30 anos dos Titulos de Patrimônio Histórico concedido pela Unesco.

No seu retorno ao Brasil, o grupo promoverá um seminário, apresentando o resultado de sua ida à Cuba, com idéias e experiências a serem desenvolvidas em sua comunidade.

A jornada cubana da Cocada e os seus próximos trabalhos podem ser acompanhados via Facebook, na fanpage oficial do grupo. A rápida entrevista pode ser ouvida clicando nos links abaixo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s