O traçado contemporâneo da raiz

Cultura popular é algo que sempre me chamou muito a atenção, desde pequeno. Tive a sorte de nascer e crescer num ambiente cercado de manifestações culturais do tipo, o que me dá umacerta segurança e familiaridade para falar do assunto, embora meus conhecimentos estejam na seara de alguém que busca saciar sua fome de uma forma lúdica, que passa longe da formalidade acadêmica, por cujo material nutro um tremendo carinho e respeito.

Se há uma das coisas que mais gosto na cultura popular é a sua campacidade de transformação pelas mãos daqueles que a construíram. O Brasil foi palco de grandes fases emblemáticas na construção de sua identidade cultural, que não cabe em si mesma, e abraça o resto do mundo só pra ver no que dá essa miscigenação. Foi assim com a antropofagia da Semana de Arte Moderna, do Tropicalismo e o Manguebit, só para ctar alguns.

Minha última descoberta vem das Alagoas e se chama Reinaldo Freire. Naldinho, como é artisticamente conhecido, nasceu na Paraíba, mas radicou-se em Maceió, de onde saltou para o resto do mundo com seus trabalhos de pesquisador e arte-educador. Seus projetos envolvem a música tradicional das comunidades nordestinas desde 1995. Seu último feito está concentrado no DVD “Raízes: Traços Contemporâneos”, onde ele dá vazão à curiosidade brasileira que busca novos elementos para acordes que se perpetuam de geração em geração.

Em “Raízes: Traços Contemporâneos”, ritmos como a ciranda, o coco, o barravento, o toré, e o maneiro-pau recebem a visita do contrabaixo, do violão e da música eletrônica num show ao vivo, fruto de uma pesquisa realizada desde 1990, que percorreu todo o nordeste e as ilhas de Cabo Verde, na África. O músico é acompanhado pela programação dos bitse contravbaixo de Júlio Campos, e a percurssão e vocais de Wilson Miranda. Musicalmente, o som de Naldinho parece se encaixar no espaço reservado para a contemplação e contato do nosso olhar com o ancestral das cantigas e folguedos que muitas vezes só conhecemos pelos livros. Para quem estuda, realiza pesquisa ou se interessa por música em sua face mais plena, a apresentação de Naldinho se revela um prato cheio para os paladares auditivos mais curiosos e amantes da essência brasileira.

SORTEIO:

Escreva para raizes@cajumanga.com e concorra ao DVD Raízes: Traços Contemporâneos. O oitavo e-mail que chegar em nossa caixa de entrada será o ganhador. O mesmo participante não pode enviar mais de um e-mail. De resto, é torcer e contar com a sorte!

Acompanhe o resultado pelo Twitter: @cajumanga
Boa Sorte!

ATUALIZAÇÃO (21h):

O DVD foi sorteado e quem faturou foi o Marcone Marques, vulgo @marconemarques! Parabéns, garoto!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s