Lei de incentivo à cultura em debate gratuito no Recife

Se você trabalha com cultura, sabe como é difícil captar recursos e pôr em prática as suas idéias. Principalente se você precisa de recursos privados para montar sua peça, exposição, ou lançar seu filme. Muitos recorrem à Lei Rouanet, mas poucos conseguem. Para tentar mudar este quadro, uma nova versão desta lei será tema de um encontro realizado na próxima segunda-feira (13/08) às 19h, na Fundação Joaquim Nabuco, no bairro do Derby, em Recife. Trata-se do seminário Cultura em Debate, ministrado pelo Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, Henilton Menezes, e o deputado federal Pedro Eugênio (PT-PE), relator do Procultura, medida que visa fortalecer o Fundo Nacional de Cultura (FNC) através de um processo de descentralização dos incentivos. A iniciativa determina um piso para que parte deste orçamento tenha seu campo de atuação ampliado para mais estados e municípios brasileiros.

O processo de distribuição de recursos pela Lei Rouanet foi tema de várias discussões e revisões nos últimos anos. A iniciativa oferece um desconto tributário à empresas privadas que escolhem projetos para patrocínio. Como estratégia de posicionamento, elas acabam mirando os mercados mais atrativos em termos de visibilidade para suas marcas, o que contribui para que haja uma grande quantidade de projetos contemplados no Sudeste, que agrega 79,11% dos recursos captados. A região Nordeste abraça cerca de 6,91%.

O projeto de lei do Procultura (6722/2010), encontra-se encaminhado no Congresso e necessita da aprovação da Câmara e do Senado para que entre em vigor ainda em 2013. O encontro “Cultura em Debate” irá discutir tais questões e promover esclarecimentos, com foco na mobilização pela construção de políticas públicas que unam a cultura ao desenvolvimento.

O evento é aberto ao público e as inscrições são gratuitas, através do site http://bit.ly/TcAAed.

Mais informações pelos telefones: (81) 3073.6688 ou (81) 3073.6689

 

Serviço

Seminário Cultura em Debate

Data: segunda-feira, 13 de agosto de 2012, às 19h

Local: Fundação Joaquim Nabuco – Rua Henrique Dias, 609 – Ed. Ulysses Pernambucano – Derby

Telefone: (81) 3073.6688 ou (81) 3073.6689

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s